A psicanálise é uma praxis clinica que foi criada por Sigmund Freud, para estudar o inconsciente humano. Diferente da psicologia que por meio da psicoterapia trabalha com o consciente e com o comportamento humano.
De igual forma também a psicodinâmica aproxima da psicanálise pois observa-se que tem também uma orientação analítica, porém a psicanalise é diferente, vezes tem tempo determinado, mas uma é diferente da outra pelo direcionamento a partir do sintoma feito pela psicanálise.
A psicanálise clinica de Freud, tem todo um fundamento teórico deixado por ele e pelos pós freudianos. A psicanálise não é psicologia por que o psicólogo trabalha com o comportamento, ela tem suas prerrogativas pois o psicanalista analisa. A psicanálise não é prerrogativa da psicologia, o psicólogo não tem formação psicanalítica, a formação do psicanalista abrange o tripé deixado por Freud, que é analise individual do analista, supervisão dos casos clínicos, e estudos da teoria especifica do inconsciente.
A psicanálise não surgiu no mundo acadêmico, não é curso acadêmico é um curso livre. A psicanálise é livre da institucionalização, a psicanálise não é também da medicina pois é diferente, é separado é outra coisa, é um outro saber. Não é possível restringir a psicanálise em um semestre universitário, cursado na psicologia, seria um grande desrespeito a sociedade que sofre psiquicamente.
A Psicanálise Tem o Seu Próprio Status Quo
Lembrando que a psicanálise clinica de Freud, tem o seu próprio status quo, a psicologia não consegue se apropriar das construções de Freud, Lacan, Winnicott, Melanie Klein por exemplo. A formação do psicanalista é para psicanalista, ela é independente e deve seguir sendo independente.
As leis devem tirar a psicanálise desta sombra da regulamentação, como deve ser livre, com tripé analítico, ela deve sim ser fiscalizado pelas instituições ao qual o psicanalista se especializa.
A psicanálise Clinica de Freud, é ligada a ética, esta ligada aos conteúdos que está dentro do inconsciente que é a sua subjetivação, como diz Freud, é o sujeito tomando posse de si mesmo, nesse caso não tem uma receita de bolo, não tem um analista dizendo para seu paciente, faça isso, faça aquilo.
Observa-se que há uma luta para manter a psicanalise limpa, livre, soberana e com isso, é possível demarcar a grande diferença da atuação do psicanalista e a do psicólogo.
É o equilíbrio do ego inconsciente por meio das sessões de analise que vai ajudar o paciente, é importante ter este discernimento. A psicanálise não dá conselhos, o psicanalista leva o sujeito a analise, como foi falado acima, não tem receita pronta, o inconsciente resiste a tudo que é imposto, o psicanalista respeita a individualidade, a subjetividade do sujeito. O inconsciente se manifesta muito mais pela não palavra. O psicanalista não é terapeuta, ele não convence ninguém a nada, ele trabalha com o conteúdo que está dentro do sujeito. Contudo Melanie Klein, Anna Freud, não eram medicas e nem psicólogas e criaram todo um arsenal teórico da psicanálise.
A Psicanálise Clinica de Freud
A psicanalise é livre, cada instituto, cada sindicato irá fiscalizar seus profissionais e sempre orientado dentro do tripé Freudiano. O psicanalista tem a opção de estar ligado a institutos e sindicatos que tem um histórico sério. A psicanálise é um saber alcançado a partir de profundas pesquisas, muitas horas de estudos e prática.
A psicanálise é o espaço de escuta livre, sem segregações. Existe uma certa confusão entre psicoterapia, terapia e psicanálise, a terapia vai trabalhar com técnica, ponto do corpo que o terapeuta conhece e estudou. A psicoterapia abrange técnicas aplicáveis e é psicológica, mas está também na mesma prerrogativa da terapia. A psicanálise envolve duas pessoas paciente e psicanalista onde existe o estabelecimento de uma relação através da teoria, método e técnica, estes três são elementos que é a prerrogativa de uma ciência, ela pode ser comprovada na clínica o tempo inteiro.
A psicanalise trabalha com o sujeito psíquico que é o sujeito do inconsciente, os grandes teóricos que criaram a psicanálise criaram por serem psicanalistas e não por serem psicólogos.
A formação continuada do psicanalista com graduação diversa é um plus a mais para médicos, advogados, psicólogos, etc. Acaba fazendo uso da psicanálise dentro da graduação. É importante apontar que quem faz pós graduação está com a teoria e não com a técnica, pós graduação não forma psicanalista, forma teórico.
O psicanalista se faz no divã, não se faz em um banco, em uma academia, este ponto de vista foi criado por Freud, pai da psicanálise. O psicanalista precisa cuidar das suas sessões individuais, sua vida, então a formação do psicanalista é uma formação interna não é somente a parte externa, não é a formação em uma instituição ou apresentação de Power point. O psicanalista precisa entender o seu próprio conteúdo, ressignificar seus traumas e angustias e quando não consegue precisa seguir nesse percurso de reestruturação interna. A formação do psicanalista é uma formação internalizada ao qual se consegue por meio dos estudos e da analise individual.
Fale Conosco
Estamos aqui para oferecer um espaço seguro e acolhedor para que você possa iniciar sua jornada de autoconhecimento e transformação pessoal.
Entre em contato conosco para agendar sua primeira sessão e dar o primeiro passo em direção a uma vida mais plena e equilibrada.