top of page
Foto do escritorMárcio Rodas

A Psicanálise Ilustrada Por Meio Da Música

A música invoca, sucintas inúmeros sentimentos interiorizados pelo ouvinte, desse modo encontra se na música uma reflexão muito importante e que faz com que ali o inconsciente aparece por meio de suas interpretações políticas, vezes trágicas e vezes dramáticas. Assim a música apresenta uma conexão com termos musicais com a psicanálise.


Observa se que o compositor musical que desenvolve com a música um trabalho sério se faz valer de uma profunda sensibilidade e com o trabalho musical diz muito da condição do sujeito. A psicanálise ilustrada por meio da música se interessa nesse caso para o que conecta além da consciência, no que toca no vazio, na infinitude. A psicanálise encontra maneira de ilustrar a teoria dessa maneira em parceria com as artes assim como na música, teatro, dança, pintura e escultura, etc. Todas as formas de expressão artística têm de acordo com a psicanálise a teoria do sujeito ao qual tem seus dramas, suas tragédias, amor e desejos.


Vários instrumentos musicais de sopro e cordas
Instrumentos musicais

É interessante a construção da música, de onde emerge o tamanho poder que advém depois de pronta, essa música tem a incrível capacidade de sensibilizar pessoas, tocar emoções reprimidas tornando se uma canção que representa o discurso do outro. É comum ouvir do sujeito “essa música” representa o que eu sinto, fala o que eu sinto. A música faz emergir aquilo que se tem de mais recalcado dentro de si, desta forma a psicanálise contribui para transcender, ultrapassar esta fronteira e vem transformando sentimentos e emoções em palavras.


É bastante curiosa a forma com que a música desperta sentimentos, lembranças boas e não tão boas, mas a questão é o poder que a música tem de romper barreiras tanto de quem cria e que normalmente já tem uma pré-disposição à tamanha sensibilidade quanto para quem ouve as melodias.


A Psicanálise e o Inconsciente Teorizado Por Sigmund Freud em 1915


A psicanálise é um saber cientifico desenvolvido por Sigmund Freud desde 1890 desde então centrou seus trabalhos nos pacientes com sintomas neuróticos e ou histéricos. É um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, ou seja, trabalha com o sujeito psíquico, lida com o sujeito do inconsciente. A psicanálise é o único saber que trabalha com o inconsciente e por meio deste trabalho desenvolve a compreensão do sujeito.

Freud, desenvolveu a sua teoria do inconsciente em 1915, que é a teoria do inconsciente, onde se guarda registros nunca antes visitados ou conscientes pelo sujeito. Este inconsciente surge quando ocorrem sonhos, lapsos, chistes, atos falhos e muitas outras formas de expressão que encontra o sujeito do inconsciente, assim também por meio de sintomas.

O lugar de onde vem à música, este lugar desconhecido pelo sujeito traz inúmeros conteúdos, sem muita explicação consciente, porém observa se que o inconsciente fala e quando fala pode ser por meio da arte, da música, da poesia melódica, entre outros.


Essa criação musical, essa voz construída por meio do poema cantarolado expressando assim o sujeito artista ainda que o que vem a tona são elementos sendo sublimados, na maioria das vezes ainda permanece uma boa parte do recalcado, permanece submerso aquilo que o sujeito isola.

O que também é observado é que não é por que o sujeito tem dom artístico ou vive no meio das artes dos mais variados tipos que seja isso não quer dizer também que todo artista sublima seu sofrimento por meio das artes, não é por que é artista que sublima. Isso requer um trabalho de analise com a psicanálise, é uma construção e escuta da sua história de desejo.


 

A Música e a Teoria da Pulsão de Vida e Pulsão de Morte da Psicanálise


As maiores buscas têm a ver com o preenchimento do vazio interior, desta parte oca dentro de cada um, é aquela coisa que foi perdida e que nunca será encontrada ainda que o sujeito passe a vida toda em busca dela. E nesta busca desse “objeto a” que segundo Lacan, é da ordem do inominável. Dentro do sujeito é que ocorre inúmeras e belas expressões artísticas, a expressão da falta, das questões de finitude relacionado a morte, do sofrimento desses impulsos que surgem as mais variadas criações artísticas.


A arte representada pela música, sensibiliza o sujeito para as questões relacionadas a pulsão de morte e a pulsão de vida. Segundo Freud, em sua teoria apresentou a pulsão de morte como uma compulsão a repetição, da ordem do inconsciente que vem estas repetições de dor e sofrimento vividos. Para Freud, esta pulsão de morte esta entrelaçada com a pulsão de vida.

É totalmente possível ilustrar a psicanálise por meio das artes principalmente por meio das músicas, traz a importância da palavra, esta que vem carregada de conteúdos, informações e significações. A psicanálise também dá sentido a voz falada ainda que difere da voz cantada para a clinica, a psicanálise no set analítico também trabalha com a subjetividade sendo elas sensações, emoções que vem do inconsciente mesmo produto que permite o artista criar, produzir a arte.


Fale Conosco


Estamos aqui para oferecer um espaço seguro e acolhedor para que você possa iniciar sua jornada de autoconhecimento e transformação pessoal.


Entre em contato conosco para agendar sua primeira sessão e dar o primeiro passo em direção a uma vida mais plena e equilibrada.




bottom of page